É GOLPE CAMPANHA QUE USA A PANDEMIA PARA ARRECADAR DINHEIRO
29/03/2021 07:54 em GOVERNO FEDERAL

Pessoas de má-fé estão aproveitando o momento de pandemia para aplicar golpes em grupos de WhatsApp. As mensagens divulgadas na rede social pedem depósitos de dinheiro que seriam utilizados na compra de luvas e máscaras. A arrecadação, supostamente, seria doada para locais como o Hospital Regional de Santa Maria.

 

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) classifica esse tipo de campanha como inescrupulosa, uma vez que os responsáveis por elas agem de má-fé ao usarem este momento de consternação, provocado pela pandemia do coronavírus, para arrecadar recursos em benefício próprio.

 

Durante LIVE promovida pelo GDF nesta quinta-feira, o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, alertou sobre possíveis golpes:

 

 

 

"Eu tenho visto um número de campanhas muito grande em que as pessoas estão arrecadando EPIs ou medicamentos para ajudar a Secretaria de Saúde. Ontem, eu fiquei sabendo de doação de dinheiro, de arrecadação de dinheiro, então eu tive que procurar intervir nesse tipo de situação uma vez que a SES abasteceu na semana passada a sua quantidade de EPIs, os medicamentos de entubação estão com estoques para poder a todos.  Fico sabendo de pessoas que estão arrecadando para poder fazer as doações. Tem que tomar um cuidado muito grande, gostaria de alertar as pessoas, porque acabam fazendo doações que não tem necessidade naquele momento. Gostaria que as pessoas tomassem cuidado de algumas vezes estarem fazendo depósito de dinheiro e, muitas vezes, a gente não sabe para onde esse dinheiro vai".

 

 

 

De acordo com o Iges-DF, as campanhas oficiais do instituto são amplamente divulgadas por meios dos canais de informação oficiais, como o site da instituição, e pelos veículos de comunicação do DF.

 

FONTE: Agência Brasília.

COMENTÁRIOS