FAÇA PARTE DESSA TURMA... CURTA!
Programa Mães de Goiás chega à região do Entorno do DF no mês de outubro
13/10/2021 08:40 em GOVERNO DE GOIÁS

Mais de 10 mil mães serão beneficiadas em nove municípios nesta nova etapa. Entrega de cartões tem início na próxima quarta-feira (13/10) e segue até dia 27. Benefício já contempla 12 mil mulheres em 40 cidades e garante renda extra de R$ 250 mensais para compra de remédios e alimentos. "Com o Mães de Goiás, governador Ronaldo Caiado garante a segurança alimentar das crianças que estão na primeira infância e ainda não estão na escola", afirma primeira-dama Gracinha Caiado.

Mais sobre o programa

As mulheres contempladas dentro do Mães de Goiás serão atendidas por meio de um calendário progressivo, que incluirá todas as beneficiárias em até 10 meses. O benefício é pago por transferência de renda direta e utiliza como base de dados o Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). Todas as mulheres com filhos entre zero e seis anos que têm cadastro e vivem em situação de extrema pobreza serão contempladas. "Não há favorecimentos, nem conchavos. É um direito de todos e não de escolhidos", destaca Gracinha Caiado.  

O período de permanência no Mães de Goiás será de 12 meses, prorrogável até 36 meses, desde que cumpridos os compromissos assumidos no ato de adesão. Para isso, as mães devem atualizar as informações no CadÚnico e manter a carteira de vacinação dos filhos em dia, de forma a atender os critérios do Ministério da Saúde. No caso de gestantes, é necessário realizar todo o acompanhamento médico relativo ao pré-natal e também aos primeiros seis meses de vida da criança.

As mulheres que se enquadram nos critérios da seleção e que vivem em municípios que ainda não foram contemplados com a ação podem checar se têm direito ou não ao benefício no site da Seds ou diretamente em maesdegoias.social.go.gov.br. Basta informar o número do CPF e conferir se o nome aparece ou não na lista de contempladas. 

É importante lembrar que não há tempo mínimo de inclusão no Cadastro Único. A seleção das mães beneficiárias utiliza a base disponível no Cadastro Único do mês de maio. Mães que atendam aos critérios podem se cadastrar junto aos CRAS, mas só vão receber o benefício após a conclusão da distribuição de todos os cartões já pré-cadastrados. 

Gabinete de Políticas Sociais (GPS) - Governo de Goiás

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
QUER CORTESIAS PARA O CINEMA?