MENDANHA corre risco de inelegibilidade!!!
11/05/2022 06:49 em GOVERNO DE GOIÁS

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia gasta mais de 4 milhões com o festival que comemora o Centenário da cidade. O que chamou atenção da mídia e de autoridades, foi a declaração de voto em público de artista que estava participando do evento, segundo especialista no assunto, isso pode caracterizar irregularidade conforme as leis eleitorais.

 
 
 

O evento começou no dia 4 e terminou no dia 10/05 e no decorrer desse tempo, segundo participantes, foram muitas as aclamações e menções ao pré-candidato a governador de Goiás Gustavo Mendanha (patriota) teve até locutor dizendo “O grande mito da política moderna no Brasil” se referindo ao pré-candidato, ou seja, “um grande incentivo ao público” para alguns formadores de opinião “campanha política”.

 
 
 

Para especialistas, a declaração de voto de forma isolada não configura necessariamente ilícito eleitoral, mas, os episódios em conjunto sinalizam promoção política. Da forma que aconteceu, com presença na arena, citações agitadas e outros, denotam conduta vedada. É o conjunto dos fatos que sinaliza utilização do evento público para promoção.

 
 
 

O professor de direito eleitoral Alexandre Azevedo, disse ao Jornal O Popular, que a declaração de voto, em evento custeado com recurso público, e a forma como participou o pré-candidato, sendo ovacionado por locutores, pode ser considerada “propaganda Eleitoral Extemporânea e abuso de poder político econômico”.

 
 
 

Outro especialista disse: “Como ele é pré-candidato a governador, há uma promoção pessoal dele com recurso público, há conduta vedada, (prevista no artigo 73 da lei eleitoral)”.

 

Para uns especialistas, o pré-candidato Mendanha pode ser condenado a pagar multas. Para outros, ele corre o risco, inclusive de inelegibilidade.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!