Prefeitura de Águas Lindas realiza mutirão para castração gratuita de cães e gatos
19/01/2023 08:59 em GOVERNO MUNICIPAL - Águas Lindas de Goiás

O prefeito, Lucas Antonietti, e o vice-prefeito, Jorge Amaro, estiveram presentes nesta segunda-feira(16), no mutirão de castração de cães e gatos do programa Bem Estar Animal.

O Projeto Bem-Estar Animal foi lançado pela Prefeitura Municipal de Águas Lindas de Goiás em 2021, oferecendo serviços de castração, vacinas e cirurgias para cães de gatos de forma totalmente gratuita. O prefeito destacou a importância da iniciativa.

“Nós somos a única cidade do estado de Goiás e entorno, que tem uma casa específica para cuidar dos animais com tratamento clínico e cirúrgico, e também nós temos uma castração contínua”, disse.

Na ocasião, o vice-prefeito Jorge Amaro, ressaltou que a castração é muito importante para o controle da natalidade dos animais, evitando que os mesmos venham a ser abandonados.

O mutirão da castração teve início no dia 10 de janeiro e vai se estender até março, de acordo com a coordenadora do projeto, Dra Maria de Fátima, o mutirão é para dar celeridade aos atendimentos, que já estavam marcados em 2022.

Requisitos para castração

O projeto atende famílias de baixa renda que residem em Águas Lindas de Goiás. É obrigatório possuir comprovantes com uma renda máxima de até 2 salários de todos os integrantes da família e comprovante de residência.

Castração um ato de amor

É um procedimento cirúrgico relativamente seguro e favorece rápida recuperação do animal (cerca de uma semana). Executado sob anestesia geral proporcionando ao animal ausência de dor durante a cirurgia. Nesta cirurgia são retirados os ovários e o útero em fêmeas e os testículos em machos, órgãos responsáveis pela reprodução. Os cães e os gatos podem ser castrados a partir dos seus 5 meses, sem que isto interfira no desenvolvimento normal do animal.

A castração traz ainda uma série de benefícios para os animais de estimação e para a sociedade. Castrar é um ato de responsabilidade, pois previne possíveis doenças, e contribui para reduzir a quantidade de ninhadas indesejadas que frequentemente acabam abandonadas ou em situação de maus-tratos.

Suspensão Temporária das inscrições

Com intuito de melhor atender a população e seus bichos de estimação, a prefeitura suspendeu as inscrições para novas castrações e consultas até o final do mutirão, para evitar filas. A previsão de volta é para o mês de março. Para mais informações acesse o site da Prefeitura Municipal.

Fotos: https://www.flickr.com/photos/191607153@N07/albums/72177720305277130 

Secom – Secretaria Municipal de Comunicação

Jornalista: Larissa Nunes (DRT – 0004118/GO)

Fotos: Beto Castanheiro

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!